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Perguntas Frequentes

Quais as primeiras providências depois de receber os dados de acesso?
As primeiras providências são:
1) Ler o Manual do Cursista;
2) Estabelecer o seu cronograma de estudos;
3) Iniciar a leitura da apostila eletrônica anotando eventuais dúvidas ou considerações;
4) Utilizar os fóruns para interagir com o tutor e demais colegas de curso;
5) Fazer a(s) atividade(s) avaliativa(s);
6) Solicitar sua certificação pelo e-mail: secretaria@unicead.com.br.


Terminei de ler todos os módulos e fiz todas as avaliações. O que fazer agora?
O próximo passo é escrever para secretaria@unicead.com.br e solicitar a emissão de seu certificado.

Em quanto tempo posso realizar o curso e receber o certificado?
O prazo mínimo para devolução da avaliação devidamente respondida é de 15 dias e o prazo máximo de 180 dias, a contar da data de acesso ao material online. Este tempo depende da organização do aluno na consecução dos estudos e realização das atividades avaliativas.

Posso confiar no site Chafic.com.br e Unicead.com.br?
Os sites Chafic.com.br e Unicead.com.br são gerenciados pelo próprio Prof. Chafic, profissional atuante na área de Educação há mais de 15 anos. Sua carreira de professor, palestrante e consultor sempre foi pautada pelo respeito e pela ética, não tendo portanto, qualquer queixa em órgão de defesa do consumidor ou processo judicial contra a sua pessoa. Suas referências são as melhores e constam em seu currículo pessoal.

Porque devo pagar primeiro e só depois fazer a inscrição?
É comum, em qualquer relação de compra e venda, o comprador pagar antes de levar a mercadoria, tal qual acontece no comércio em geral e com os cursos à distância não é diferente das relações comuns de compra e venda. Se comprar pelo sistema PagSeguro, você terá 14 dias para bloquear o pagamento caso não receba o curso, mas estamos oferecendo o acesso em até 48horas após enviada a ficha de inscrição online com os dados do pagamento. É uma relação de confiança mútua que, embora amparada pela legislação vigente e passível das penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, exige de ambas as partes ética, respeito e compromisso com a própria palavra empenhada.

Que garantia eu tenho que irei receber o curso comprado?
A compra de um curso Online neste site é uma relação de confiança e credibilidade, mediada pelo PagSeguro (operadora financeira) ou Pelo PayPal e sujeita às leis vigentes, por meio dos órgãos de proteção ao consumidor. Você tem até 14 dias para bloquear o pagamento PagSeguro e solicitar o ressarcimento, desde que realmente não tenha recebido acesso ao curso neste prazo. Qualquer dúvida ou solicitação entre em contato com secretaria@unicead.com.br.

Quais as garantias de que receberei os cursos que paguei?
Sabemos que para se manter no mercado não basta apenas anos de investimentos, preparo técnico e os melhores tutores e equipe de trabalho; antes é preciso ter conquistado a confiança do cliente. E isto se faz honrando os compromissos assumidos publicamente como tem feito o prof. Chafic há mais de 15 anos. Leia a cartilha do consumidor online: http://www.camara-e.net/e-consumidor

A Chafic.com.br ou Unicead.com.br respondem algum processo civil ou criminal?
Não! Em mais de 15 anos de atuação profissional na área de Educação o prof. Chafic não teve nem uma única reclamação ou queixa-crime contra sua pessoa e seu status no Procon e Delagacias de Proteção ao Consumidor é: NADA CONSTA.

Como forma de segurança, o comprador poderá adquirir o curso pelo sistema PagSeguro da UOL ou pelo PayPal.
O comprador terá um prazo de até 14 dias após o pagamento ter sido aprovado para abrir uma disputa junto ao PagSeguro contra o site Chafic.com.br ou Unicead.com.br, a fim de solucionar eventual problema ocorrido com o curso adquirido. Para isso basta acessar a conta PagSeguro, clicar em Detalhes da transação e clicar em Abrir Disputa, para iniciar uma investigação. O valor do pagamento ficará bloqueado e o PagSeguro solicitará ao comprador e ao vendedor as informações necessárias para o processo de análise da Disputa.

O que são Webcursos certificados?
Webcursos certificados são estudos temáticos onde os participantes interagem com seus pares tutorados e com ou sem o tutor, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem e canais de comunicação via internet (fórum, MSN, e-mail etc).

Como funcionam os cursos a distância?
Webcurso certificado é uma espécie de aula a distância, com tempo de duração entre 15 e 180 dias, dependendo da carga horária e desempenho do cursista. As aulas acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma sala virtual onde o aluno interage com o tutor e tira suas dúvidas.

Como funciona na prática?
A pessoa escolhe um ou mais cursos de sua preferência, faz o pagamento por depósito/transferência ou cartão de crédito e efetiva sua inscrição no formulário online FICHA DE INSCRIÇÃO. Confirmados o pagamento e a inscrição, o participante receberá em seu endereço de e-mail uma "confirmação ativa" contendo os dados de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ao entrar na sala virtual você terá à sua disposição o manual do cursista com informações complemantares para lhe orientar, além dos fóruns de interação com o tutor e a equipe técnica.

Quais os pré-requisitos para participar?
· Ter mais de 18 anos,
· Possuir endereço válido de e-mail,
· Ter acesso a computador conectado a internet, com configuração básica.
· Efetuar o pagamento,
· Fazer a inscrição,
· Realizar todas as atividades indicadas e obter pontuação mínima de 7 pontos nas atividades avaliativas.

Tem certificado?

SIM! Toda participação satisfatória será contemplada com um lindo certificado impresso que será encaminhado para seu endereço residencial. Somente os cursos gratuítos cedidos pela Câmara dos Deputados não têm certificado, mas você poderá solicitar sem qualquer custo, uma declaração em formato PDF, que será enviada para seu e-mail. Para os demais cursos emitimos e enviamos um lindo certificado, com detalhamento do conteúdo programtático no verso, direto para o seu endereço.

Posso receber um certificado impresso?
Sim, o cursista receberá no endereço indicado na ficha de inscrição certificado impresso. Exceto os quatro cursos gratuítos, cedidos pela Câmara dos Deputados, cujos alunos receberão, sem qualquer ônus - uma declaração em formato PDF, via e-mail, atestando a navegação nos módulos correspondentes.

O certificado é reconhecido pela Secretaria de Educação ou pelo MEC?

Os cursos para designação no Estado são sim! Para designação, Resolução 2.441/2013, os certificados serão emitidos conjuntamente com as Faculdades Prisma de Montes Claros - CNPJ 00.314.653/0001-45 e Parecer CEE Nº274/2008 - Potaria MEC Nº1545/2008 - DOU 23/12/2008, sendo aceito normalmente pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais - SEE/MG.
Os demais cursos livres NÃO. Webcursos virtuais são cursos livres de atualização profissional e por isso estão isentos de qualquer reconhecimento. Sua base legal está na Lei de Cursos Livres, nº 9394/96 art. 67 e 87, inciso III e Parecer nº 64/2004 - CEDF. Clique aqui para ler mais sobre legislação de cursos livres.

O certificado é emitido por quem?
Todos os certificados de "cursos livres" de qualificação profissional são emitidos pela Unicead, em conformidade com a legislação vigente sobre cursos livres de atualização profissional e por isso está isento de qualquer reconhecimento. Base legal: Lei de Cursos Livres, nº. 9394/96 art. 67 e 87, inciso III e Parecer nº. 64/2004 - CEDF.

Em virtude da Resolução 2.441/2013, em vigor desde outubro de 2013, data de sua publicação, a Secretaria de Educação de Minas Gerais modificou os critérios para aceitação de certificados destinados a designação de professores de apoio e, por isso, a partir desta Resolução a Unicead adequou seus cursos ampliando a carga horária e efetivando os convênios necessários para atender as determinações da referida Resolução.

Para designação, Resolução 2.441/2013, os certificados serão emitidos conjuntamente com as Faculdades Prisma de Montes Claros - CNPJ 00.314.653/0001-45 e Parecer CEE Nº274/2008 - Potaria Nº1545/2008 - DOU 23/12/2008, sendo aceito normalmente pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais - SEE/MG.

A Unicead mantém convênio com Instituições de Ensino CREDENCIADAS pelo MEC e SEE/MG para realização conjunta de cursos específicos para atendimento ao disposto na Resolução 2.441 de Outubro de 2013 para as disciplinas inerentes ao exercício da função de Professor de Apoio em Escolas Inclusivas e os certificados estão sendo emitidos em conformidade com a Lei desde as mudanças impetradas, estando desde então sendo aceitos sem maiores questionamentos.


Quanto pago pelo Webcurso?
Cada curso tem um preço distinto, sempre anunciado em sua apresentação. Neste valor estão incluídas todas as despesas relativas à consecução do curso até que receba o certificado impresso no endereço informado na ficha de inscrição.

Qual a vantagem em participar de um Webcurso?
No sistema à distância você faz seu horário de estudo e pode acessar o curso no conforto de sua casa ou escritório. A avaliação é você quem decide quando irá realizar, dentro do prazo estipulado para cada curso. No meio virtual você conta com biblioteca temática facilitando sua pesquisa, além de ter um tutor especialista e experiente no assunto respondendo suas questões em no máximo a cada 24horas (dias úteis).

E em caso de dúvidas?
Toda sala virtual tem o fórum "Tira-dúvidas" para respostas rápidas ao aluno em suas dúvidas em relação ao curso ou às disciplinas estudadas. Quando o aluno posta neste fórum uma dúvida, o tutor e a equipe técnica recebe automaticamente uma cópia da mensagem e tem no máximo 24horas (em dias úteis) para responder às questões dos alunos.

Secretaria dos Cursos:

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h:
Tel.: (38)3221-5909 / (38)3216-6819 / | e-mail: secretaria@unicead.com.br

Atendimento de plantão: (38) 992139595