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04/02/2013
Como a Psicologia Pode Contribuir no Desenvolvimento Humano?

 

Como a Psicologia Pode Contribuir no Desenvolvimento Humano?

 

 A Psicologia teve grande influência nas pesquisas, experimentos para descrever a regularidade das mudanças do comportamento de acordo com a idade, amplitude e faixa-etária; assim como as influências ambientais e culturais. Desejava-se padronizar para avaliar diagnósticos e prognósticos, foram desenvolvidas pesquisas descritivas e tabelas normativas.

 

Conceito: “O estudo, através de metodologia específica e levando em consideração o contexto sócio-histórico, das múltiplas variáveis, sejam elas cognitivas, afetivas, biológicas ou sociais, internas ou externas ao indivíduo que afetam o desenvolvimento humano ao longo da vida”.


É preciso considerar as fases do Desenvolvimento Cognitivo, Social, Emocional e Moral, ou seja, presente, passado e futuro como demarcações individuais da existência, a vida e os valores de uma pessoa podem ser compreendidos se considerarmos o contexto histórico de sua existência. Além da dimensão individual, o tempo tem também uma dimensão social; sendo assim cada sociedade divide a existência em períodos como: infância, adolescência e idade adulta. E a psicologia vem para contribuir nestes estudos e evoluções humanas.

 

As fases de descoberta lhes motivam, desenvolvem suas potencialidades, despertam para novos e diferentes interesses, seus comportamentos são modificados, resultando em experiências únicas, proporcionando mudanças, e consequentemente vão favorecer no desenvolvimento da aprendizagem e percepção tanto de si como dos outros.

 

Posteriormente surge o aparecimento da função simbólica (linguagem) ocorre à formação dos primeiros conceitos, há uma expansão da curiosidade intelectual, começam a tentar solucionar seus problemas ainda de forma primitiva, possibilitando corrigir e modificar atitudes e expectativas, ajudando desta maneira na construção de conhecimento no processo de educação formal.

 

Mudanças das condutas em fatores que afetaram o desenvolvimento: Conjunto de predisposições; Condicionamento ou processo aprendizagem social; Fatores genéticos e ambientais; Capacidade de organização do desenvolvimento; Estimulação natural.

 

Para isso, consideremos os principais teóricos que colaboraram neste processo: Sigmund Freud – “Teoria psicodinâmica”, Jean Piaget – “Teoria Cognitiva”, e Vygotsky.  

 

Mencionaremos também as influências no desenvolvimento seja na APRENDIZAGEM, LINGUAGEM, ATENÇÃO, SENSAÇÃO, PERCEPÇÃO, MOTIVAÇÃO, MEMÓRIA, PENSAMENTO, INTELIGÊNCIA, e na formação da PERSONALIDADE.


Veja também o curso Psicologia do Desenvolvimento,  de autoria da Professora Gislaine Lomar e certificado pela Unicead.



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